Á água é essencial para a sobrevivência humana, de animais, plantas e de qualquer outro ser vivo no planeta terra. Através dela, é realizada a manutenção do nosso sistema fisiológico.
Esse líquido além de saciar a sede, serve para nossa higiene, como banho, para a preparação de alimentos, lavagem de roupas, objetos, enfim a água é extremamente importante em nossas vidas.
Na questão de saciar a sede, devemos tomar cuidados onde e como essa água é ingerida. De acordo com o Ministério da Saúde, através da Portaria 1469/00 Padrão de Potabilidade, a água deve ser livre de Coliformes Fecais e Totais.
Mesmo não sendo possível visualizar bactérias, vírus, micro-organismos, protozoários, esses se encontram em purificadores, bebedouros e filtros de água.
Tome alguns cuidados ao utilizar o bebedouro, purificador ou filtro de água, verifique se não há limo, acumulo de água parada, que é um ótimo lugar para proliferação de bactérias.
Observe se animais tem contato com o bebedouro, principalmente se for em áreas públicas, como parques por exemplo, se não há restos de alimentos, se pessoas não utilizam para lavar outras coisas ou objetivos.
Não apenas o local deve ser avaliado, mais, também outro fator importante é a qualidade da água. Se o reservatório é limpo, se há inspeção ou lavagem a cada 06 (seis) meses. Se o sistema de tratamento está sendo eficaz.
A Organização Mundial de Saúde e seus fabricantes, aconselham a cada 06 (seis) meses higienizar os bebedouros, purificadores e filtros de água, afim de evitar a contaminação por algas, barro, areia, entre outros sedimentos.
Essas contaminações podem ocasionar odor e mau gosto na água. O acúmulo desses sedimentos pode causar entupimento nos bebedouros, purificadores e filtros de água, mau funcionamento do termostato, entre outros problemas.
A falta de higienização dos bebedouros, purificadores e filtros de água pode provocar transtornos no aparelho digestivo, devido à formação de BIOFILME (paredes bacteriológicas).
A formação de biofilmes é inevitável. Eles se formam em qualquer superfície que tenha contato com a água.
O Ideal é que a manutenção de bebedouros, purificadores e filtros de água, seja uma das prioridades no escopo da saúde. O que ainda é uma realidade um pouco distante do que acontece atualmente em muitas organizações.
É possível evitar a contaminação da sua família e de seus funcionários, pois a ingestão de água contaminada pode gerar uma epidemia dentro da organização, desencadear diversos problemas, cada um reage de maneira diferente como resposta à ingestão de um alimento ou água contaminada.
Um sistema imunológico baixo frente a uma situação desse gênero pode até causar a morte.
Oriente as crianças ao manuseio em bebedouros, como usar e para não brincar ou aproximar animais.
Além do desperdício, a proliferação de bactérias é mais propícia e se for em lugar aberto, é um chamariz para animais voadores pousarem para beber água, contaminando com suas patas, fezes ou protozoários.
A higiene em bebedouros deve ser constante, no momento da troca de galão, usar de assepsia, e higienizar as mãos ao trocar o galão, não deixar o bebedouro vazio e aberto, essa exposição gera bactérias e contaminação da água.
Lavar bem as torneiras ou bicos dos bebedouros, onde há maior contato dos usuários. Cuidado ao sentir mal cheiro ou gosto na água, isso é sinal de contaminação.
Se usar galão verifique a validade do frasco, atualmente aprovada foi aprovada uma lei que dita o uso do galão por três anos. Conheça seu fornecedor, como é o armazenamento desse galão na distribuidora e em sua empresa.
Cuide de sua saúde e das dos demais.
Use de forma consciente os bebedouros, purificadores e filtros de água e exija a devida limpeza para evitar assim contaminação e doenças provenientes de água contaminada.
Avenida Marechal Juarez Távora, 684
Super Quadra Morumbi – CEP: 05750-001
São Paulo - SP
De Segunda a Sexta das 08:00 às 17:00h